14 de agosto de 2013

ÓPERA DO SÉCULO 13 NO TEATRO DA UFPE

COMÉDIA E GANANCIA EM ÓPERA DO SÉCULO 13 NO TEATRO DA UFPE

O Recife é privilegiado em sediar o Teatro de Santa Isabel, obra do arquiteto francês Louis Léger Vauthier. A inauguração foi em 1850 e apenas dezenove anos depois um incêndio monstruoso o deixou com apenas as paredes laterais, o alpendre e o pórtico de pé. Após essa primeira reforma, a majestade adquirida ao longo do tempo e 163 anos de história, o Teatro de Santa Isabel é hoje um dos 14 teatros monumento do Brasil, além de ser um Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com esse histórico, ajudou a formar um público de dramas, concertos, comédias e de óperas.

Por falar em ópera, outro teatro importante da capital, o Teatro da UFPE,sediará na segunda-feira, 19/08, às 20h, a ópera Gianni Schicchi, do italiano Giacomo Puccini. Ganância, mesquinharia, interesse, falsidade ideológica, falsificação de documentos, penalidades como amputação de membros e banimento, além de drama, comédia, o amor que embala o coração dos jovens, são muitas das marcas que estarão presentes no espetáculo.



O cenário é a Toscana, região central da Itália. O ano é 1299. A história gira em torno da herança de Buoso Donati, um alto burguês, que após falecer e deixar os parentes na dúvida quanto ao seu espólio, é disputada por todos os seus parentes. A ópera é baseada no canto XXX da primeira parte da Divina Comédia, Inferno, a grande obra de Dante Alighieri.

Para quem gosta de ópera a oportunidade é ótima. 
Para quem não gosta ou nunca foi, o momento é oportuno. 
A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário